Uma falha técnica no sistema de emissão de passaportes do Departamento de Estado norte-americano prejudicou a emissão de vistos em todo o mundo após 8 de junho. O Departamento de Estado informou que os problemas técnicos com o sistema internacional de emissão de passaportes e de vistos para os EUA não deve ser solucionado antes da semana que vem.
O Departamento de Estado afirmou que o problema não era particular com nenhum país, nacionalidade do documento ou categoria de visto. Os pedidos de passaporte aceitos no exterior no dia 26 de maio ou mais tarde foram afetados pelo problema. Mas, passaportes para viagem de emergência podem ser emitidos.
Cancelamento de entrevistas
No dia 16, a Embaixada dos EUA no Brasil informou que, devido a problemas com seus sistema de emissão de vistos, os viajantes que têm entrevistas agendadas em Brasília, São Paulo, no Rio de Janeiro e Recife nos dias 18 e 19 não deveriam comparecer ao consulado. A representação diplomática já havia cancelado as entrevistas do dia 17 em São Paulo, antes desse anúncio.Ainda segundo a embaixada, novas entrevistas poderiam ser marcadas através do sistema de emissão de vistos, embora não haja previsão de quando o sistema voltará ao normal. Até o fechamento desta edição, 16 mil vistos deixaram de ser emitidos em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

