Beber sucos de frutas e de outros vegetais com frequência pode diminuir em até 76% a possibilidade de se contrair o mal de Alzheimer, disseram cientistas americanos e japoneses.
Os especialistas divulgaram suas conclusões na revista especializada American Journal of Medicine, após acompanhar cerca de 2 mil pessoas durante dez anos.
Pessoas que tomaram sucos de frutas ou de outros vegetais pelo menos três vezes por semana tiveram 76% menos chances de contrair Alzheimer do que aquelas cujo consumo era de apenas uma vez semanalmente.
O resultado reforça a teoria de que substâncias antioxidantes presentes nas frutas e vegetais – os chamados polifenóis – evitam a acumulação, no cérebro, de proteínas que estão ligadas ao mal de Alzheimer.
A porta-voz da britânica Fundação para Pesquisa de Alzheimer, Harriet Millward, recebeu a pesquisa com entusiasmo.
De acordo com ela, o estudo é importante pela abrangência e pelo longo tempo de acompanhamento.
“A dieta, que quase sempre tem um papel importante no risco de se ter Alzheimer, é um atrativo para a pesquisa porque oferece uma alternativa barata de combate à doença”, afirmou.
Frutas e vegetais podem ainda reduzir o risco de Alzheimer, mantendo sob controle a pressão sanguínea, já que o mal também está ligado à dificuldade de circulação do sangue pelo cérebro.