Enquanto novos casos de HIV estão caindo nos Estados Unidos, o sul da Flórida tem visto o contrário.De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a proporção de infecções por 100 mil habitantes é de 47 em Miami. Em Fort Lauderdale, a proporção é de 41 por 100 mil habitantes. Esses números representam o dobro em relação a outras grandes cidades do país, como Nova York e Los Angeles.
No dia em que se comemora os 30 anos de luta contra a AIDS, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que cerca de 1 milhão de pessoas morrem anualmente por não saber que estavam contaminadas pelo HIV ou por começarem tarde demais o tratamento contra a doença.
Para o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o mundo percorreu um longo caminho nas últimas três décadas, mas a epidemia de infecções não terminou. A estimativa é que 37 milhões de pessoas vivam com o vírus em todo o mundo, sendo que mais de 1.1 milhão estão nos Estados Unidos, sendo que apenas 75% sabe de sua condição e 60% recebem tratamento.
Conheça seu status
Em ações com o tema Conheça seu status, promovidas pela OMS, pessoas recebem orientação para o acesso aos exames laboratoriais, métodos de prevenção ao HIV, medicamentos antirretrovirais e serviços de saúde. A entidade pede ainda políticas públicas que promovam saúde para todos, com foco no combate à AIDS e a doenças relacionadas, como tuberculose e hepatite.
Para fazer o teste de HIV na Flórida, ligue para: 1-800-FLA-AIDS ou visite o site knowyourstatuspara saber onde fazer um exame gratuito.
Com informações da Agência Brasil, NBC Miami e Sun Sentinel.