De: Luciana
Assunto: Visto de trabalho
Pergunta: Moro há quatro anos na Espanha e recebi uma proposta de trabalho na Flórida. Meu visto aqui é somente de residência, não tenho nacionalidade. Como faço para começar os trâmites de visto de trabalho nos EUA? Há um período específico pra isso e posso fazê-los estando aqui na Europa, ou teria que começar no Brasil?
Advogada Ingrid Domingues: Tudo depende do tipo de trabalho que lhe está sendo oferecido. Todos são demorados e com diferentes exigências. Precisaríamos de maiores informações para poder lhe responder.
____________________________
De: Cassia
Assunto: Menor nos EUA
Pergunta: Meu filho tem 17 anos e vai para Orlando fazer o curso de Bachelor em Computer Animation. A universidade Full Sail não possui alojamentos, terei que alugar um apartamento para ele. Minha dúvida: a partir de quantos anos um brasileiro pode morar sozinho nos EUA? Ele pode ter cartão de crédito para suas despesas? Conta em banco?
Advogada Ingrid Domingues: Se seu filho está com visto de estudante (a única maneira legal de estudar nos EUA), ele certamente teve que provar que tem fundos suficientes para se sustentar aqui e teve que designar local de moradia. Como toda universidade (se for esse o curso), a dele deve ter um departamento para estudantes internacionais e ninguém melhor que eles para lhe dar este tipo de informação.
____________________________
De: Pedro
Assunto: Deportado
Pergunta: Fui deportado para Portugal, com pena de 10 anos. Tenho filho americano e mulher Americana, mas não sou casado. Tenho chances de voltar?
Advogada Ingrid Domingues: Se você não é casado, ela não poderá iniciar um processo em seu favor. Casado, ela poderia iniciar um processo, o qual será longo por causa da sua deportação.
____________________________
De: Railane
Assunto: Casamento com americano
Pergunta: Estou namorando um americano que, no mês passado, me pediu em casamento. Estamos pensando em formas de nos casarmos e fazer as coisas certas, porém, ele virá em fevereiro, mas não poderá ficar tempo suficiente para nos casarmos aqui, no Brasil, devido ao trabalho. Estou com medo de solicitar o visto de turista e casar assim, porque ouvi falar de pessoas que fazem isso e são acusadas de fraude depois. Quanto ao visto de noiva, estamos com medo de solicitar e ser negado porque ele teve problemas por dirigir alcoolizado duas vezes. Qual a melhor forma de prosseguir neste caso?
Advogada Ingrid Domingues: Quanto a maneira de vir aos EUA, entendo seu receio. O que você não pode fazer é vir aos EUA com visto de turista já com a intenção de casar e ficar aqui. Muitas pessoas chegam nos EUA para somente visitar um namorado/namorada com toda intençãao de voltar ao seu país, porém, às vezes mudam de ideia e após alguns meses decidem ficar, pois o companheiro/companheira não quer que volte. Quanto ao visto de noiva, é uma otima opção e o passao do seu noivo não entrará em questão.
____________________________
De: Joseildo
Assunto: Li em alguns sites que pra conseguir visto de trabalho, tem que ser trabalho com falta de mão de obra e precisa ter com diploma. Gostaria de saber se consigo visto de trabalho como soldador, caso por algum milagre alguém me contrate. E depois de algum tempo poderei pedir visto permanente?
Pergunta:
Advogada Ingrid Domingues: Para a sua profissão, os vistos são poucos e bem demorados. Se você conseguir uma oferta de trabalho, terá que ser avaliada por um advogado de imigração para determinar qual visto seria mais indicado. Além disso, temos que saber se você está nos EUA ou fora.
____________________________
De: Igor
Assunto: Green card
Pergunta: Minha mãe reside nos EUA desde 2007 e ja possui o GC por mais de um ano. Em julho de 2014, ela deu entrada no processo para que eu consiga o GC também. O prazo dado pelo governo foi de 5 meses, Tenho 28 anos, sou formado em curso técnico, cursando engenharia elétrica e gostaria de saber se, pela sua experiência, tenho chances reais de conseguir a residência?
Advogada Ingrid Domingues: Sim, você tem chances, mas não será em 5 meses. Atualmente, o tempo de espera está entre 6 e 8 anos.
____________________________
De: Rafael
Assunto:Morar nos EUA
Pergunta: Vivi com minha esposa nos EUA por 9 meses com visto J. Retornamos para o Brasil dia 08/01/2014. No visto diz que estamos sujeitos a ter que residir no Brasil por dois anos, caso haja interesse em voltar. Será que se a empresa americana fizer um pedido para a imigração nós conseguimos voltar antes de dois anos para trabalharmos aí?
Advogada Ingrid Domingues: Infelizmente, o requisito de manter-se no país de origem por 2 anos não pode ser retirado.
____________________________
De: Juliana
Assunto: mais de 6 meses no país
Pergunta: Gostaria de saber o que acontece com o meu visto americano se eu ficar no país por mais de 6 meses, ou seja, quero ficar mais 6 meses depois do vencimento.
Advogada Ingrid Domingues: Se você passar do período que lhe foi concedido na sua entrada aos EUA, você de fato estará violando os termos do seu visto e se encontrará num stataus “ilegal”. Uma vez que você sair dos EUA e tentar um dia voltar, você poderá ter problemas na entrada. Se você pensa em viajar mais pelo país, talvez pedir uma extensão seria uma boa opção para você.
____________________________
De: Alissandra
Assunto:
Pergunta: Estou indo para EUA como turista, mas vou ficar 3 meses e me casar com um argentino com cidadania americana, porem qto tempo devo esperar pra pedir cidadania americana e se devo esperar aqui no Brasil ou se posso esperar no EUA.
Meu noivo diz que tenho que pedir antes de me casar e esperar no Brasil e assim ir para os EUA para me casar. Como devo proceder e qual a melhor opção para se esperar menos?
Advogada Ingrid Domingues: Primeiro, não é aconselhável você vir aos EUA com visto de turista com a intenção de se casar – você terá sérios problemas. Segundo, você não irá conseguir a cidadania americana, apenas terá um processo de residência temporária. Terceiro, não há como acelerar o processo. No seu caso, o ideal seria um visto de noiva. Vir com intenção de ficar será uma violação dos termos do seu visto.
____________________________
De: Edgar
Assunto: Ordem executiva
Pergunta: Moro em Miami há 5 anos, tenho um filho com uma Americana e fiquei sabendo que terá regularização. Posso aplicar? Quais os documentos necessito para me regularizar?
Advogada Ingrid Domingues: Sim, houve mudanças, mas só serão implementadas em alguns meses. Se você está nos EUA desde 1 de janeiro de 2010 e tem um filho Americano, e nao possui um record criminal, voce tera boa chances de se enquadrar. Se quiser receber informacoes quando chegar a hora de inciar seu processo, mande seu nome e telefone para nosso email: [email protected] e lhe manteremos informados.
____________________________
De: Lucas
Assunto: I94
Pergunta: Em 2011 estive no Canadá, de lá entrei e saí dos EUA por terra. Na volta não tive a oportunidade de devolver meu I94. Estou até hoje com ele, tenho medo da minha saída não ter sido computada, o que devo fazer? Viajo em alguns dias para os Estados Unidos. Tenho provas como passagem aérea e certificação de estadia no Brasil desde que voltei do Canadá.
Advogada Ingrid Domingues: A única coisa que poderá fazer e se por acaso questionarem sua saída é tentar explicar através de sua passagem.
____________________________
De: Katiuscya
Assunto: Green card pelos filhos
Pergunta: Fui para os EUA em 1999 com visto de turista e permaneci ilegal por 7 anos. Me casei com um brasileiro também ilegal. Tivemos 2 filhos. Retornamos ao Brasil. Nossos filhos poderão passar o green card para a gente? Se sim, com qual idade?
Advogada Ingrid Domingues: Seus filhos poderão iniciar petições para vocês quando completarem 21 anos e estiverem morando e trabalhando nos EUA.
____________________________
De: Flavia
Assunto: Intercâmbio
Pergunta: Pretendo ir ao EUA em 2016 pelo programa de intercâmbio Au Pair. Porém, tenho dúvidas se posso ter meu visto negado pelo fato de ter um filho. Nesse tempo de 1 ano, ele ficará com o pai dele e com a avó materna. Há a possibilidade de me negarem o visto por esse motivo, visto que devido a estar deixando o meu filho não tenho interesse em permanecer no país além do período de 1 ano. Como devo proceder?
Advogada Ingrid Domingues: Nunca se deve mentir num pedido de visto. Você deve responder as perguntas na aplicação com a verdade. A concessão de um visto fica a total critério do Consulado, portanto, é melhor não mentir.

