De: Helena
Assunto: Conseguir visto
Pergunta: Aos 12 anos (1999) fui morar com meu pai em NY nos EUA e fiquei lá ilegal por 5 anos, até quando retornei ao Brasil aos 17 em (2004). No ano de 2005, passei no vestibular no Brasil e ganhei passagens da minha madrinha para passar uma semana com ela em Orlando, e ao chegar nos EUA fui barrada na imigração de Miami, onde fui proibida de entrar e voltei para o Brasil no próximo voo, tendo meu visto cancelado e proibida de entrar no País por 5 anos. Hoje tenho 27 anos, sou formada, tenho emprego fixo em empresa multinacional norueguesa, com um bom salário e já se passaram 4 anos a mais dos 5 que me derem de penitência sem poder entrar no país. Vou me casar no próximo ano e meu esposo gostaria muito de ir passar lua de mel nos EUA. Quais são minhas chances de conseguir o visto?
Devo dizer toda verdade no momento de preencher o formulário e entrevista?
Resposta: Com tanto tempo já passado, não creio que você terá dificuldade em conseguir um visto, mas lembre-se de que a decisão fica ao total critério do Consulado. Nunca se deve mentir para o Consulado. Você realmente só vai saber se consegue o visto quando fizer o pedido. Boa sorte!
____________________________
De: Luis Martins
Assunto: Dívida Hospital
Pergunta: Tenho dívida hospitalar de $1.100 dólares em uma viagem para NJ quando precisamos de atendimento, em 31/12/2013. O seguro viagem classificou como pré- existente e só pagam $350 euros. A pergunta é: posso ser barrado na alfândega numa próxima viagem aos EUA?
Advogada Ingrid Domingues: Em geral dívidas existentes nos EUA não afetam a entrada como turista nos EUA.
____________________________
De: Luana
Assunto: Dois passaportes
Pergunta: Tenho cidadania espanhola, o que me permite ficar nos EUA legalmente por três meses. Gostaria de sair dos EUA para o México depois dos 3 meses e entrar com o passaporte brasileiro com visto. Meus dois sobrenomes são bem diferente nos dois passaportes. O único problema seria mentir sobre a dupla cidadania na hora de pedir o visto americano no Brasil. Acredito não haver vínculo entre os dois passaportes. Sei que isso seria mentir, mas gostaria muito do seu conselho. Se der certo, posso ficar 6 meses nos EUA, três com o passaporte espanhol e TR6es com o brasileiro? Não pretendo trabalhar. Quero simplesmente estar com meu namorado, que mora no Havaí.
Advogada Ingrid Domingues: Não te aconselho a“brincar” com cidadanias para se beneficiar. Se você pretende passar um tempo aqui como turista, venha com seu passaporte brasileiro. Nunca se deve mentir para um oficial de Imigração ou para um oficial do Consulado.
____________________________
De: Jorge
Assunto: Permanecer nos Estados Unidos
Pergunta: Estou indo com visto de turista para os EUA, mas tenho uma namorada americana. Ainda não pensamos em casar, mas e se acontecer de querermos casar enquanto eu estiver nos EUA? Porque se casar, vou querer permanecer lá. Li aqui mesmo que posso fazer isso apenas após os 90 dias. Mas se tenho visto para 90 dias, após isso não estarei ilegal? Então como procedo no caso de realmente querermos casar para que eu possa ficar lá legalmente e antes de vencer meu visto?
Advogada Ingrid Domingues: Se você vier como turista com a intenção de passear e ao mesmo tempo visitar sua “namorada” e após um certo tempo você “mudar de ideia” e resolver se casar, é possível. Lembre-se que, para a Imigração, quando você pede um visto, sua intenção só poder ser para a atividade permitida por aquele visto. No seu caso, turismo. Mas, se após um período de 90 dias, 120, o que seja, você muda de ideia e resolve se casar, sua esposa”, como americana, tem o direito de peticionar para sua permanência nos EUA. Mesmo se você ultrapassar o tempo do seu visto, o casamento com ela irá te legalizar. Agora, se você não tem um visto de turismo (você tem passaporte europeu, por exemplo) aí se complica um pouco mais, mas existe solução. Lhe aconselho a procurar um advogado, caso você chegue nos EUA e mude de ideia. Não é o tipo de processo que você deve fazer sozinho.
____________________________
De: Ana Carla
Assunto: Extensão de visto
Pergunta: Estou com visto de turismo e quero aplicar a extensão. Queria saber se enquanto aguardo a resposta da extensão (mesmo quando minha permanência de 6 meses como turista estiver expirada) fico como ilegal durante esse tempo?
Advogada Ingrid Domingues: Enquanto seu pedido de extensão está pendente, seu status é justamente esse “pendente”.
____________________________
De: Carlos Antonio
Assunto: Troca de visto
Pergunta: Estou nos EUA com visto de turista e apliquei para troca de status para estudante, a 20 dias de vencer minha permanência pelo I-94. Se eu ficar além da permanência e tiver minha troca de visto negada, corro o risco de não conseguir entrar nos EUA novamente?
Advogada Ingrid Domingues: Se seu pedido de troca de visto for negada, você ficará “fora de status” a partir do dia que sua primeira permanência venceu. Quanto a uma futura volta aos EUA, você pode ter problemas em retornar por ter ficado “fora de status”
____________________________
De: Carolina
Assunto: Turista nos EUA
Pergunta: Tenho uma amiga que está nos EUA há 3 meses. O que pode acontecer com ela se for pega? Como ela pode estender esse visto? Se ela se casa com um americano ou um residente, ela pode obter o visto de permanência ou um green card? Ela pode tirar carteira de motorista? Ela está em Silver Spring, Maryland, mas pretende viajar para a Flórida. Ela ainda não está ilegal, mas o visto dela, que é de turista, está próximo de vencer.
Advogada Ingrid Domingues: Ela pode pedir uma extensão da permanência dela. O casamento com cidadão americano proporciona a residência sempre e quando é um casamento verdadeiro. Casamento com um residente, não proporciona residência de imediato, demora vários anos. Como turista, ela não vai conseguir tirar carteira de motorista. De acordo com as leis de imigração, qualquer pessoa que se encontra no país “ilegalmente” corre o risco de ser deportado.
____________________________
De: Deborah
Assunto: Visto de Estudante
Pergunta: Menor de idade pode conseguir visto de estudante nos Estados Unidos?
Advogada Ingrid Domingues: Sim, se estiver acompanhado e ser for em escola particular.
____________________________
De: Rogério Silveira
Assunto: Morar nos EUA
Pergunta: Eu estou indo agora em dezembro, pela quarta vez, visitar minha namorada nos EUA e vamos noivar (ela é americana). Qual seria o meio mais rápido de conseguirmos morar juntos e poder trabalhar nos EUA, casando no Brasil e dando entrada no processo do GC ou casando nos EUA e dando entrada no processo do GC? Após casar e dar entrada no processo, em quanto tempo terei um permit para trabalhar? O problema é que após casarmos ela vai sair da casa dos pais e terei que manter a despesas para ambos e nesse caso precisaria trabalhar.
Advogada Ingrid Domingues: O processo de legalização através de casamento com cidadão americano estando nos EUA é muito mais rápido, em torno de 5 a 7 meses. Fazendo o processo através do Consulado, pode demorar entre 8 meses a 18 meses.
____________________________
De: João Pedro
Assunto: Extensão de visto
Pergunta: Entrei nos EUA no dia 11 de dezembro 2013 e ganhei 6 meses de permanência com o B2. 60 dias antes de vencer o meu prazo, dei entrada no pedido de extensão, o I-539, meu caso ainda está em análise e até agora só recebi a primeira carta com o número de protocolo. Vou viajar para o Caribe e gostaria de saber se terei problemas para regressar aos EUA em uma futura visita e se o visto permanece ativo.
Advogada Ingrid Domingues: Segundo as datas fornecidas, sua permanência expirou em junho de 2014. É muito irregular você não ter recebido uma resposta. Tenha cuidado, pois se seu pedido foi negado e você viajar fora dos EUA, você corre um grande risco de não voltar. Procure um advogado para tentar esclarecer sua situação.
____________________________
De: Erika
Assunto: Espera pela OPT
Pergunta: Gostaria de saber se eu posso voltar para p Brasil enquanto espero pelo meu OPT?
Advogada Ingrid Domingues: Em geral, você dever estar presente nos EUA enquanto espera a aprovação da sua OPT.
____________________________
De: Gilsiana Alves
Assunto: Voltar legalmente aos EUA
Pergunta: Morei nos Estados Unidos por 12 anos, tenho 2 filhos americanos e agora moramos no Brasil há 3 anos. Gostaria de saber se tem alguma forma de conseguir um visto pra ficar residindo nos Estados Unidos legalmente, podendo dirigir, ter uma vida normal até os meus filhos completarem maior idade para me legalizar.
Advogada Ingrid Domingues: Infelizmente, o fato de você ter filhos americanos não lhe dá o direito de regressar aos EUA e morar aqui. Uma vez que um dos seus filhos completem 21 anos, ele/ela poderá iniciar um processo em seu favor.
____________________________