Marcia: Morei nos Estados Unidos por 9 anos, no período de 2002 a 2008. Tenho uma filha americana que nasceu no ano de 2004. Agora, moro no Brasil e gostaria muito de voltar. Tenho direito a essa lei? Entrei no país pela porta da frente, só que meu visto está vencido.
Dra. Ingrid Domingues: Infelizmente, esta nova medida (não é uma lei) somente irá beneficiar aquelas pessoas que estão nos EUA por um mínimo de 5 anos.
______
Rogerio: Moro nos EUA há 10 anos. Sou casado com brasileira, que está aqui há sete anos. Temos uma filha cidadã americana. Poderemos aplicar para o green card ou visto de trabalho?
Dra. Ingrid Domingues: Se você está atualmente nos EUA, você e sua esposa poderão se beneficiar desta nova medida. Lhe aconselho a entrar em contato com nosso escritório e fazer seu cadastro para poder receber informações atualizadas quando a medida for publicada. Mande seu email para [email protected].
_______
Renata: Gostaria de saber se meu esposo, que está aqui há 2 anos e pouco, com quem eu tenho uma filha, vai se qualificar?
Dra. Ingrid Domingues: A nova medida exige uma estadia contínua nos EUA de no mínimo 5 anos.
_______
Amorim: Gostaria de saber se quem se enquadra na ação executiva terá direito de retirar driver’s license.
Dra. Ingrid Domingues: Sim, quem se beneficiar poderá obter uma carteria de motorista após receber o documento da imigração.
_______
Kildare: Tenho 7 anos de EUA e 6 de tax pago. Tenho certidão de nascimento, título (mas não votei nas últimas eleições), certificado de reservista (curso feito em Boston em 2010), todos os meus contra-cheques de todos os lugares que trabalhei, comprovante de residência fixa em meu nome, conta em banco há seis anos, e tenho minha filha que completará três anos em janeiro. Não tenho antecedentes criminais nem aqui e nem no Brasil, só fui deportado e voltei. Com tudo isso, consigo qualificar?
Dra. Ingrid Domingues: Em princípio, se você está aqui há mais de 5 anos, talvez você se qualificaria, porém, ainda não temos as regras da nova medida publicada e não podemos iniciar nenhum processo ainda. Se você quiser receber notícias atualizadas sobre a nova medida, mande seu email para: [email protected].
_______
Rogério: Uma pessoa que teve uma deportação voluntária em 2003, atravessando a fronteira, e retornou em 2004, agora estando aqui há 10 anos com 3 filhos nascidos nos EUA, se qualifica para ordem executiva?
Dra. Ingrid Domingues: Em princípio sim, mas temos ainda que esperar as regras da nova medida serem publicadas. Se quiser maiores informações, mande um email para: [email protected]
_______
Rodrigo: A nova lei beneficia pais de cidadãos americanos que entraram até 2010. No meu caso, entrei em 2012, tenho filha nascida nos Estados Unidos. O que vai acontecer a partir de agora? Tem alguma possibilidade de conseguir documento no meu caso?
Dra. Ingrid Domingues: A nova medida exige permanência física e contínua desde 1º de janeiro de 2010. Por enquanto, você terá que esperar para ver se haverá alguma alteração pelo Congresso caso eles decidam passer alguma nova lei.
_______
Elder: Tenho um filho cidadão americano de 13 anos de idade. Saímos do país em 2009 e voltamos em 2011, vai fazer 4 anos estamos de volta, sendo que a lei é para quem tem filhos americanos e está no país pelo menos há 5 anos. Eu poderia também aplicar pra esta lei, ou e estaria fora por não ter 5 anos consecutivo dentro do país?
Dra. Ingrid Domingues: Não, infelizmente a nova medida exige permanência física e contínua desde 1º de Janeiro de 2010.
_______
Jorge: Vivi nos EUA por 12 anos, eu e minha esposa, entre 1990 e 2001. Tenho um filho americano com 15 anos. Eu resido no Brasil juntamente com minha família desde 2002 até a presente data. Com o nova iniciativa Obama, quais são as minhas chances de que eu e minha esposa estarmos legítimos para uma autorização de trabalho e retorno aos EUA?
Dra. Ingrid Domingues: Como vocês estão atualmente morando no Brasil, não iriam se qualificar para a nova medida.
_______
Vivi: Meu filho tem 8 anos, nasceu aqui nos EUA. Fomos para Brasil em 2008 e voltamos em 2011, ou seja, estamos aqui há 3 anos, será que eu me encaixo?
Dra. Ingrid Domingues: Infelizmente não.
_______
Silvia: Gostaria de saber se meu noivo, que mora há 11 anos nos EUA, se encaixa nesta nova lei imigratoria que foi anunciada.
Dra. Ingrid Domingues: Ele poderia se encaixar se ele tivesse um filho/filha americano ou residente.