Ata da reunião do Fed sinaliza confiança na política econômica e que os juros devem se manter estáveis até o fim do ano
Embora sinalize preocupação com a inflação nos EUA, a ata da reunião do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) divulgada na quarta-feira(11) é positiva. Segundo economistas, o documento indica que as recentes profecias sobre uma possível recessão nos EUA são exageradas e, além disso, que os juros devem se manter estáveis até o fim do ano.
A economista da Ágora Sênior, Flávia Fialho, destaca que o documento veio em linha com os discursos feitos durante a semana por membros do Fed. ‘’Tanto nas falas quanto na ata, o que se vê é que o Fed acredita que a economia vai acabar controlando as pressões inflacionárias existentes’’, diz.
‘’Da última reunião para cá, houve queda nos preços de energia, os indicadores recuaram e houve outros sinais de desaceleração da economia’’, diz Flávia.
Já o analista da Austing Ratings, Alex Agostini, ressalta que a ata indica que os membros do Fed estão seguros sobre a política econômica. “O ajuste econômico está se dando da maneira que eles esperavam’’, diz.
“O efeito deve ser positivo para os países emergentes, que continuarão sendo estimulados pelos investidores estrangeiros’’.
Na avaliação dos dois economistas, a autoridade monetária dos Estados Unidos deve manter os juros estáveis nas duas próximas reuniões do Conselho Monetário.