A ideia do dia do Thanksgiving está ficando cada vez mais associada ao Black Friday, dia em que teoricamente inicia-se a temporada de compras de Natal com ofertas “imperdíveis”, segundo os anunciantes.
Claro que não devemos deixar de aproveitar nenhum dos dois dias, mas nos últimos anos, a concorrência por clientes fez com que grandes lojas como o Walmart e Target abrissem não somente na meia noite da Black Friday, que é sempre na sexta-feira seguinte ao Thanksgiving, mas na própria quinta-feira, dia em que as famílias se reúnem para dividir uma ceia farta. Primeiro são feitas preces e cultos de cada religião em comunhão espiritual à benevolência de Deus. A ideia central no Thanksgiving é a fartura na mesa e a cooperação entre todos. Por isso, independentemente do cardápio, o importante é se reunir com um grande grupo, contando com a cooperação de todos. O importante é aproveitar os dois dias, sem que um anule o outro. Antes de planejar as compras do Black Friday, devemos planejar o almoço do Thanksgiving. Este ano, o feriado cai no dia 27 de novembro, sempre na quarta quinta-feira de novembro.
Brasileiros geralmente deixam esse dia para aprender com os americanos como se prepara um almoço de Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças.
A mesa de Ação de Graças
Diferentemente da ceia tradicional de hoje, os primeiros jantares de Ação de Graças tinham influências da culinária indígena. A comida era formada por alimentos fortes e nutritivos como, milho, batata-doce e vagem. O peru, que hoje é o símbolo do feriado, só veio após uma forte campanha de produtores de peru de New Jersey, em 1865. Ao longo do tempo também surgiram as tortas de abóbora, (pumpkin pie), a torta de nozes (pecan pie), como também o purê de batatas e o bolo salgado de milho.Aprenda a prepara um peru
Não é preciso dizer que o peru poderá ser encontrado em qualquer supermercado, pronto, congelado ou fresco.Receita:
· 1 peru (18 lb), inteiro, sem pescoço e miúdos; · 2 copos de sal; · ½ copo de manteiga; · 2 cebolas grandes picadas; · 4 cenouras, descascadas e picadas; · 4 talos de aipo picados; · 1 maço de tomilho fresco; · 1 folha de louro · 1 copo de vinho branco seco Preparo: 17 horas; cozinhe em aproximadamente 4 horas.
Modo de Fazer:
- Esfregue o sal por todo o peru, coloque-o na geladeira em uma tigela coberto com água fria. Deixe o peru de molho por 12 horas ou a noite toda. – Pré-aqueça o forno em 350º F (ou 175º C). Enxágue a ave e descarte a água com o sal. - Com um pincel, passe metade da manteiga derretida no peru. Coloque-o com o peito para baixo em uma forma rasa. Recheie a ave com uma cebola, metade da cenoura, metade do aipo, um pouco do tomilho e a folha de louro. Coloque o resto dos ingredientes em volta do peru, na forma e cubra com o vinho branco. - Asse descoberto por 3 horas e meia ou quatro, até que a temperatura interna da coxa esteja a 180º F (ou 85º C). Com cuidado, vire o peito para cima, por pelo menos 2/3 do tempo de cozimento, depois pincele o resto da manteiga. Espere aproximadamente 30 minutos para servir. (Fonte: Allrecipes.com) “Stuffing” Em vez do recheio indicado acima, muitos colocam o “stuffing” na cavidade do peru, o que seria o “equivalente” a uma farofa: uma mistura de pão picadinho com temperos diversos e umedecido normalmente com algum caldo (de legumes ou de frango). Em vez de colocado na cavidade do peru, o stuffing pode ser assado separadamente. Purê da Batatas (Mashed Potatoes) O purê de batatas pode ser simples, mas buscas por receitas de purê na internet mostram o quanto o americano pode ser específico em relação ao tipo de batata, dicas de como amassar para ter as batatas mais fofinhas, adicionar sour cream em vez do leite, ou outros temperos. Gravy Molho pra colocar por cima do peru, feito com a gordura que cai do peru enquanto está assando, caldo de frango, uma base de manteiga e farinha e outros temperos. Existem várias receitas na internet. Cranberry sauce Molho de cranberry, adocicado e azedinho, pra comer com o peru, algo bem tradicional no Thanksgiving. Green beans Vagem macarrão, também muito tradicional no cardápio do Thanksgiving. Existem várias receitas também: apenas cozida e misturada com amêndoas, ou em forma de casserole, assada no forno lentamente com algum molho branco ou farinha. Pumpkin Pie Torta de abóbora, a rainha das sobremesas de Thanksgiving. Há também a Pecan Pie (torta de nozes pecãs). No Norte dos EUA aparece a Cherry Pie (torta de cereja) e Apple Pie (torta de maçã).Não quer ir para a cozinha? Encomende ou coma fora!
Quem não tem tempo ou não quer arriscar cozinhar a ceia do Thanksgiving sempre tem a opção de encomendar o jantar completo. É preciso fazer o pedido com antecedência. O Publix (publix.com) tem, entre outas, a opção de ceia para 7 a 10 pessoas, incluindo o molho, o purê de batata, gravy e o molho de cranberry, por $44.99 dólares para servir de 7 a 10 pessoas, ou $84.99 para de 14 a 18 pessoas. O Whole Foods (wholefoodsmarket.com) tem várias opções. Uma ceia básica com Peru e acompanhamentos para 6 a 8 pessoas custa $119.99. O Wind Dixie indica em seu site que oferece ceias, mas os preços não estavam disponíveis.