“Somos muitos, quando juntos/somos um só”. Na canção do novo álbum dos Tribalistas, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte reafirmam o laço afetivo-musical que os une há mais de 25 anos com parcerias que brilharam em dois discos em trio, diversas canções gravadas em seus álbuns individuais e por outros artistas, antes e depois do estrondoso sucesso do primeiro CD em conjunto, de 2002. O lançamento rendeu um prêmio Latin GRAMMY por Melhor Álbum Pop em Português e duas indicações por Álbum do Ano e Gravação do Ano pela música “Já Sei Namorar”.
Agora os Tribalistas vem para os Estados Unidos para comemorar esse sucesso todo junto com seus fãs. O único show na Florida será no sábado 9 de fevereiro de 2019 no Fillmore Miami Beach. Na turnê também haverá shows em Nova York, Boston, Los Angeles e San Francisco. Eles viajam com a banda e produção completa que usaram em shows no Brasil.
A turnê inédita dos Tribalistas começou por Salvador, cidade natal de Brown e onde eles se reuniram para compor as músicas do último disco. O trio se apresentou em mais 10 cidades brasileiras sempre em grandes arenas e fez a sua primeira turnê na Europa com shows em Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Bélgica e Itália.
Nos 15 anos que separam o primeiro do segundo álbum, os Tribalistas incluíram em seus shows solos canções que se tornaram sucesso nacional e internacional, como “Passe em Casa”, “Velha Infância” e “Já Sei Namorar”. Essas e outras de ambos os discos formam a base do roteiro do show dirigido por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte e Leonardo Netto, que também terá parcerias do trio gravadas por outros artistas ou por eles mesmos em outros projetos. A banda será formada por Dadi Carvalho (baixo, guitarra, bandolim e teclados), Pedro Baby (violão e guitarra), Pretinho da Serrinha (cavaquinho) e Marcelo Costa (bateria).
Batman Zavareze, responsável pelo Festival Multiplicidade e pela direção de arte do impactante show “Verdade Uma Ilusão” de Marisa, criou o cenário da turnê unindo música, arte e tecnologia.
A carioca Marisa, o paulista Arnaldo e o baiano Carlinhos moram cada um em sua cidade de origem, o que torna raro se encontrarem fisicamente para compor. A escolha de Salvador para lançamento da turnê foi apropriada. Foi lá que o projeto Tribalistas nasceu quando Brown produzia com Alê Siqueira o álbum Paradeiro, de Arnaldo Antunes, em 2001. Convidada a participar da faixa-título, Marisa permaneceu na cidade com eles e dali nasceram quase duas dezenas de canções. Alê Siqueira assinou com eles a co-produção de ambos os álbuns pilotados por Marisa, que também contou com Daniel Carvalho no segundo.
O meio musical passou por grandes transformações nesses 15 anos. Com mais de 3 milhões de CDs vendidos no Brasil e no mundo sem fazer shows, os Tribalistas voltaram a surpreender com a inovadora iniciativa de lançamento do segundo álbum com uma transmissão ao vivo de grande impacto na fanpage dos três artistas, vista durante uma hora simultaneamente por 5,62 milhões de fãs em 52 países, em que apresentaram quatro canções: “Diáspora”, “Um Só”, “Fora da Memória” e “Aliança”.
Lançado, em agosto de 2017, em CD e DVD pela Universal Music e nas plataformas digitais pela Altafonte, o álbum já é Disco de Ouro no Brasil e ganhou versão em vinil juntamente com o de 2002. A canção “Aliança” está indicada ao Latin GRAMMY para Melhor Canção em Língua Portuguesa.
A turnê nos Estados Unidos é produzida pela Live Nation em parceria com a Brazilian Nites. Patrocínio da Globo Internacional e Gazeta Brazilian News. A pré-venda começa quarta-feira dia 14 de novembro, às 10am, com o código MIXTAPE. A venda geral abre nessa sexta-feira, às 10am, pelo site BrazilianNites.com