Em mais uma atuação não muito convincente, o Flamengo chegou a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Jogando no Engenhão, debaixo de muita chuva, o time derrotou o Coritiba por 3 a 1, na noite deste ultimo sábado. A equipe abriu dois gols de vantagem com menos de quinze minutos de partida, mas viu o Coxa crescer no jogo e perder algumas chances de empate, antes de sacramentar a vitória.
O destaque do jogo ficou por conta do atacante Hernane, que veio do Mogi Mirim. O jogador, que fez sua estreia pelo Fla neste ultimo sábado, marcou o terceiro gol após uma jogada casual, mas mostrou ter estrela ao garantir os três pontos para o time da Gávea, que não vencia uma partida oficial desde 15 de abril deste ano.
Na próxima rodada, domingo que vem, o Flamengo recebe o Santos, às 16h, no Engenhão. No mesmo dia, só que 18h30, Coxa também joga em casa, contra o Atlético-GO.
Fluminense
O Fluminense teve mais volume de jogo contra o Internacional, mas não conseguiu furar o forte bloqueio gaúcho montado no campo do Engenhão. Mesmo assim, o técnico Abel Braga achou o empate em 0 a 0 um resultado justo.
Abel também elogiou o retorno de Deco, Fred e Wellington Nem. Sem ritmo de jogo, o trio atuou bem, mas sentiram a falta de ritmo de jogo.
O treinador disse as seguintes palavras: A gente não pode exigir dos três uma atuação normal, porque eles não estão no ritmo ideal. O Deco fez um bom jogo, distribuiu e pensou bem no meio-campo. A característica da equipe muda com ele pela facilidade no passe.
Botafogo
Pela primeira vez neste Brasileirão não houve uma virada numa partida do Botafogo. Isso porque o time alvinegro bobeou novamente nos minutos finais. Depois de conseguir igualar o marcador neste ultimo domingo, nos Aflitos, o Alvinegro teve um jogador expulso e cometeu uma falha feia que ocasionou na vitória do Náutico por 3 a 2. Após quatro rodadas, o Timbu vence pela primeira vez na competição e deixa a zona de rebaixamento.
Os gols do time da casa foram marcados por Araújo, Lúcio e Derley. Os visitantes balançaram as redes no segundo tempo com Márcio Azevedo e Cesinha, que marcou contra.
O Botafogo, que agora ocupa a 6ª posição, terá pela frente na próxima rodada o Internacional, sábado, no Engenhão. O Náutico joga domingo, novamente em casa, contra o Grêmio.
Vasco
Líder e 100% de aproveitamento. Esse é o status do Vasco no Campeonato Brasileiro. Neste ultimo domingo no Pituaçu, em Salvador, o Cruz-Maltino venceu o Bahia por 2 a 1, com muita autoridade. Os gols foram feitos por Juninho, em linda cobrança de falta, e Diego Souza, após grande jogada individual, ambos no primeiro tempo. No último minuto, Júnior fez o gol de honra do time da casa.
Com o resultado o Gigante da Colina retomou a liderança do Brasileirão, com 12 pontos. Já o Bahia segue sem vencer no torneio e segue com 2 pontos, com dois empates e duas derrotas.
Na próxima rodada, o Vasco vai até Barueri enfrentar o Palmeiras, enquanto o Bahia joga mais uma vez sob seus domínios frente ao Sport, em clássico regional.
Corinthians
O Grêmio não teve grandes dificuldades para vencer o time reserva do Timão, por 2 a 0, com gols de Marco Antônio e André Lima, com os titulares poupados para a semifinal da Copa Libertadores, diante do Santos, quarta-feira, na Vila Belmiro, a equipe paulista perdeu a terceira e caiu para a laterna. Os comandados de Tite conquistaram apenas um ponto até o momento.
Romarinho, Adilson ou Willian Arão? Um deles assumirá a vaga de Edenilson na lista de inscritos do Corinthians na Copa Libertadores.
A comissão técnica cogita fazer até duas trocas na lista. Uma é certa, já que Edenilson, em recuperação de fratura no pé esquerdo, não voltará tão cedo. Ainda restaria uma troca a fazer, caso seja o desejo do clube.
O Corinthians tem de enviar a lista final 48 horas antes do primeiro duelo contra o Santos, ou seja, na noite desta segunda. Se o fizer no dia da partida, terá de pagar uma multa de R$ 10 mil à Conmebol. A semifinal é o limite para trocas na lista da Libertadores.
Palmeiras
Na estreia de Ronaldinho Gaúcho pelo Atlético-MG, neste ultimo sábado, o craque conseguiu fazer algumas jogadas de perigo, mas foi Jô quem marcou o único gol da vitória por 1 a 0 do Galo. Surpreendendo o Palmeiras no Pacaembu, o visitante dominou a partida e complicou ainda mais a vida do Verdão no Brasileiro, que agora acumula três derrotas e um empate, somando apenas um ponto.
Com o resultado, o Atlético-MG assumiu temporariamente a liderança do Brasileirão com 10 pontos, passando Vasco e Internacional. Já o Palmeiras está em situação complicada, na lanterna, com apenas um ponto.
Barcos que pouco apareceu no jogo, teve tempo de fazer uma gracinha, dando um chapéu em Ronaldinho, que fez a torcida palmeirense ir ao delírio, mas foi só isso.
São Paulo
Com apenas um gol, no início do jogo, o São Paulo venceu o Santos, por 1 a 0, neste ultimo domingo, no Morumbi. Com a vitória, o Tricolor vai aos seis pontos no Brasileirão, enquanto o Peixe, continua com apenas três.
Em clássico morno, no fim de feriado, com público baixo, o sampa garantiu os três pontos em cima do Santos, com gol de Paulo Miranda, ainda no início do primeiro tempo.
Logo aos sete minutos em cobrança de falta, próximo à área santista. Jadson cruzou para Rhodolfo, que ajeitou de cabeça para o meio e Paulo Miranda apenas cabeceou para dentro do gol de Aranha. Foi a volta por cima do zagueiro são-paulino, que havia falhado em um gol do Santos nas semifinais do Paulistão e, por isso, foi afastado da equipe pelo presidente Juvenal Juvêncio. Agora, como titular, ele marcou o primeiro gol com a camisa tricolor.
Entretanto, a partir desta segunda-feira, as duas equipes esquecerão o Brasileirão para se concentrarem nas semifinais da Copa do Brasil e na Libertadores. O Tricolor encara o Coritiba na quinta-feira, às 21h, no Morumbi, pelo torneio nacional, enquanto o Peixe terá o Corinthians pela frente na quarta-feira, às 21h50, na Vila Belmiro, pela Libertadores.
Santos
A primeira derrota do Santos no Brasileirão 2012, diante do arquirrival São Paulo, não terá muito tempo para ser digerida. A equipe alvinegra já muda o foco para o tão esperado duelo frente ao Corinthians, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores.
O lateral-esquerdo Léo, que atuou neste ultimo domingo na derrota do Peixe por 1 a 0 para o Tricolor já admite estar completamente focado para o clássico diante da equipe do Corinthians, no próximo meio de semana, e projeta uma "guerra" entre alvinegros.
Para o duelo frente ao Corinthians, o jogador torce por uma vaga na equipe. Juan, que retorna à equipe, deve retorna à equipe titular na ala esquerda. No entanto, caso o meia Ganso não se recupere a tempo para o primeiro duelo da semi, uma vaga fica em aberto e Léo pode ocupar a posição.
Cruzeiro
O Cruzeiro venceu o Sport, no Melão, em Varginha, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O gol de pênalti de Wellington Paulista assegurou os três pontos da Raposa, que venceu pelo placar mínimo.
Raposa chega aos oito pontos na tabela e fica em quinto. Já o rubro-negro de Recife permanece estagnado no 11° lugar, com cinco pontos.
Cruzeiro e Sport protagonizaram um jogo muito fraco no primeiro tempo. Poucas oportunidades de gols foram criadas. No entanto, a Raposa foi mais perigosa e coordenou a maior parte das ações ofensivas.
No próximo duelo, o Cruzeiro volta a jogar em Belo Horizonte, no Independência, onde encara o Figueirense, no próximo sábado. Já o Sport, tenta se recuperar contra o Bahia, fora de casa, em Pituaçu, na Bahia.
Atlético Mineiro
Ao melhor estilo mineirinho, Jô começa bem sua trajetória no Atlético-MG. Enquanto Ronaldinho Gaúcho é o centro das atenções, o camisa 32 vai comendo pelas beiradas e já soma dois gols em suas duas primeiras partidas pelo clube mineiro.
O atacante havia sido afastado do Internacional por indisciplina, após ter saído na noite carioca após a eliminação do Colorado na Copa Libertadores, para o Fluminense, no Rio de Janeiro.
Em Belo Horizonte, o camisa 32 esbanjou boa forma nos primeiros treinos e, assim, assumiu o lugar do centroavante André, que vai ter de suar a camisa para recuperar a posição.
Internacional
Em um jogo que não agradou o público presente no Engenhão, Fluminense e Internacional empataram em 0 a 0, na tarde deste ultimo domingo, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Durante os 90 minutos, brilho não foi mostrado pelos jogadores, que saíram do estádio sob vaias.
Com o empate, o Fluminense chega aos seis pontos, ocupando a oitava colocação. Já o Internacional ocupa a terceira posição, com oito pontos conquistados.
Na próxima rodada, a ser realizada no próximo sábado, o Fluminense recebe a Portuguesa, às 18h30, no Engenhão. No mesmo horário, o Internacional enfrenta o Botafogo no Beira Rio.
Grêmio
O frio em Porto Alegre não inibiu o Grêmio diante do Corinthians no Olímpico. Pelo contrário, a equipe gaúcha incendiou a partida e garantiu a vantagem ainda no primeiro tempo. Apesar das ausências de Gilberto Silva e Marcelo Moreno, o Tricolor não teve grandes dificuldades para vencer o time reserva do Timão, por 2 a 0, com gols de Marco Antônio e André Lima.
A bola rolou com os holofotes do Grêmio voltados para o primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil com o Palmeiras, quarta-feira, também no Olímpico. Ainda assim, a equipe de Vanderlei Luxemburgo não se esqueceu do Brasileirão e somou a terceira vitória seguida na competição.
O Corinthians, por sua vez, segue fazendo o oposto dos gaúchos. Com os titulares poupados para a semifinal da Copa Libertadores, diante do Santos, também na quarta-feira, na Vila Belmiro, a equipe paulista perdeu a terceira e caiu para a lanterna. Os comandados de Tite conquistaram apenas um ponto até o momento.