Num país obcecado por germes e doenças, sabões desinfetantes bactericidas
estão se tornando cada vez mais comuns. Porém, por esses produtos contribuírem para o crescente problema de bactérias resistentes a antibióticos, alguns pesquisadores recomendam desinfetantes feitos com
óleo de canela que, segundo apontam vários estudos, possuem poderosas propriedades antimicrobiais.
Um recente estudo realizado por uma equipe de cirurgiões descobriu que uma
solução feita com óleo de canela matou várias bactérias que causam infecções comuns adquiridas em hospitais, como o estreptococo e o Staphylococcus aureus resistentes a meticilina, ou MRSA. A pesquisa
descobriu que ela era tão eficaz quanto vários antissépticos amplamente usados em centros de saúde. Outro estudo, realizado por pesquisadores franceses em 2008, obteve resultados semelhantes, mostrando que, em concentrações de 10% ou menos, o óleo de canela foi eficaz contra Staphylococcus, E.coli e vários tipos de bactérias resistentes a antibióticos.
Lawrence D. Rosen, pediatra de Nova Jersey que oferece conselhos sobre saúde natural em seu blog, o wholechildcenter. org, recomenda uma receita consagrada para um higienizador de mãos caseiro, chamado “óleo de ladrões”. “Junte canela, óleo de limão e eucalipto”, disse ele, acrescentando:
“A receita data da Idade Média, quando era usado por esses ladrões que roubavam jóias de cadáveres, e nunca ficavam doentes”.
O óleo de canela, quando aplicado topicamente, é geralmente seguro. Porém, em algumas pessoas, pode causar uma reação alérgica.
Conclusão
Óleo de canela tem propriedades antissépticas.