O sucesso do Brazilian Day Miami que atraiu, segundo dados oficiais da Tv Globo, cerca de 70 mil pessoas no Bayfront Park, no último domingo, foi o ponto culminante de uma semana histórica.
Justamente no momento em que muito se discute o presente e o futuro da comunidade brasileira nos Estados Unidos, a magnífica demonstração de participação dos brasileiros nos eventos Focus Brazil, Press Award e Brazilian Day deu a resposta adequada a todos os que ainda duvidavam da firmeza e solidez de nossa comunidade. A realização conjunta desses eventos atraiu o grande número de visitantes das mais variadas partes dos EUA e de diversos países, onde é expressiva a comunidade brasileira. A tradição que se iniciou há treze anos com o Press Award e foi enriquecida há 5 anos pelo Focus Brazil, ganhou o seu “fecho de ouro” com a grande manifestação popular, celebrando nossa terra e nossa cultura com o Brazilian Day em Miami.
Muitos seguimentos estão de parabéns. O maior de todos, é claro, o povo da nossa comunidade - desde os mais simples participantes, aos líderes de corporações e a sempre presente e fundamental mídia comunitária brasileira.
Foi muito além da legítima emoção. Desde o memorável encontro de Xuxa com as crianças do sul da Flórida, que abriu a semana de eventos, aos painéis de debate brilhantemente prestigiados por personalidades do quilate de Washigton Olivetto, Caco Barcellos e Luiz Caldas. Educadores, jornalistas, profissionais liberais e inúmeros seguimentos da comunidade brasileira, comprovadamente representantes de 21 estados norte americanos e 7 países deram o tom cada vez mais sólido da importância e relevância do seminário Focus Brazil.
Foi muito além da entusiástica celebração dos premiados do Press Award, tanto na noite de Imprensa e Publicidade do dia 16, quanto de Arte, Cultura e Comunidade do dia 17. Certamente ficará marcado na memória de todos os que testemunharam a tocante abertura do evento de sábado, em que o hino americano cantado “`a capella” pela sensacional revelação do Talento Brasil, Samantha Bonzer, seguida da interpretação do hino nacional brasileiro, pelo legendário maestro João Carlos Martins.
A recepção aos homenageados Antônio Fagundes e Luiz Caldas também não ficou atrás. O Press Award está mais do que nunca consolidado como a grande celebração da imagem positiva e da auto estima brasileira no exterior. Chegamos então ao domingo, marcado por chuva e expectativa. E a chuva foi muito mais um adereço, do que um elemento hostil na delirante celebração de brasilidade, dada por milhares de pessoas no Bayfront Park. Nesse ontexto, o Gazeta Brazilian News, totalmente comprometido com as causas culturais e populares da nossa comunidade, se sente justificadamente parte integrante desse êxito pelo apoio e cobertura dada a todos esses eventos. Demonstramos nessa semana histórica que crise brasileira se enfrenta assim - com garra, trabalho e celebração.

