O conglomerado francês Vivendo Universal assinou um acordo que tornará seu catálogo musical acessível para downloads grátis e legais nos Estados Unidos e no Canadá a partir do próximo mês de dezembro.
Segundo o acordo, a empresa Spiralfrog, sediada em Nova York, vai disponibilizar pela internet as canções nestes países, lucrando com os anúncios em seu site.
A Spiralfrog prevê conquistar a fatia do mercado que hoje é dominado pela iTunes, da Apple, que cobra US$ 0,99 (o equivalente a R$ 2,15) por música nos Estados Unidos.
A empresa também irá disputar com sites piratas que oferecem músicas gratuitamente.
Mercado em expansão.
Informações da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), mostram que para cada download legal, cerca de 40 músicas são baixadas ilegalmente.
A Spiralfrog ainda precisa definir como os artistas que vão ter suas músicas disponibilizadas vão ser pagos.
"Ela (a empresa) não sabe quantos dólares vai gerar com anúncios e alguns artistas vão hesitar", diz o especialista em leis envolvendo o mercado musical, Josh Lawler.
Ainda de acordo com a IFPI, 60 milhões de aparelhos de MP3 foram vendidos e 420 milhões de músicas foram baixadas em 2005, cifras 20 vezes maiores do que as de 2003.
Várias companhias estão abrindo serviços para downloads, como HMV, Virgin e MTV.
A Microsoft deve lançar o seu serviço em breve.