A Vivendi e sua filial UMG (Universal Music Group) firmaram contrato com o grupo alemão Bertelsmann para comprar sua editora musical, a BMG Music Publishing, por 1,63 bilhão de euros (cerca de R$ 4,4 bilhões).
A transação, que ainda depende da autorização dos órgãos de controle da concorrência dos países envolvidos, pode transformar a UMG em "líder mundial da edição musical", disse a Vivendi em comunicado.
A BMG Music Publishing, um dos principais editores mundiais de música, tem os direitos sobre mais de 1 milhão de títulos, entre eles os de estrelas da música como Coldplay, Justin Timberlake, Christina Aguilera, The Scorpions, Barry Manilow e Gilbert Bécaud, além de clássicos eruditos como Puccini e Ravel.
A realização da compra é "uma oportunidade única para desenvolver nossa atividade de edição musical e aumentar o valor da UMG, num momento em que o mercado da música está crescendo", afirmou o presidente do grupo Vivendi, Jean-Bernard Levy.
O presidente da UMG, Doug Morris, disse que "a aquisição histórica permitirá diversificar e desenvolver a bolsa de edição musical da empresa", especialmente em setores-chave como a música de ambiente, a clássica e a sacra.
"Com esta operação, a UMG estará em melhor posição" para aproveitar oportunidades "novas e interessantes" no mercado da música, segundo o executivo.