Ainda não está pegando fogo, mas o campeonato mais disputado do mundo começa a tomar forma e tem time grande que acho que nem sabe que o campeonato começou. Primeiro olhando a parte mais perigosa da tabela, onde os quatro piores times vão para a segunda divisão do futebol nacional, neste Campeonato Brasileiro, atualmente estão na zona de rebaixamento Santos, Corinthians, Palmeiras e Atlético-GO. Sem contar o Atlético, os outros três times de São Paulo já ganharam pelo menos um Campeonato Brasileiro. Aí que eu vejo que minha opinião sobre o Brasileirão ser o campeonato mais disputado do mundo faz sentido. Pode ir em qualquer campeonato, veja a zona de rebaixamento que eu tenho certeza que essa zona não vai estar recheada de últimos campeões, só no Brasil mesmo, também só “nois” que é Penta do Mundo.
Ouvi esta semana um comentário sobre o Palmeiras: “Se o Palmeiras não ganhar a Copa do Brasil, vai ser rebaixado!” Em tese, se o campeonato brasileiro terminasse hoje, sim, porém o Campeonato Brasileiro vai até início de dezembro.
O Santos de Neymar ainda está na zona da degola, mas tenho certeza que é um time que, final de ano, estará brigando lá na ponta de cima da tabela, assim como o Corinthians, que está com um baita time e espera a disputa da Libertadores para na, minha opinião, começar a recuperação no Brasileiro. Vamos esperar só para ver se depois desse mal começo o Coringão vai ter fôlego pra correr atrás depois, mas, sinceramente, se o Timão ganhar a Libertadores, acredito eu, que o Campeonato Brasileiro os caras não vão nem lembrar que existe.
Na zona de rebaixamento quem mais me preocupa é o Palmeiras. O time ainda não venceu no nacional, porém os palmeirenses, depois de seis anos, têm a oportunidade de acompanhar seu time na final. A última vez que isso aconteceu eu ainda era menor de idade! Porém, a parte preocupante fica caso o time não conquiste a Copa do Brasil. Será que a torcida e o time tem cabeça para aguentar uma queda na final e conseguir recuperação no Brasileirão? Aí mora um perigo. O negócio é se agarrar ao manto sagrado alviverde e torcer muito, mano. Dos times cariocas, o que merece mais destaque, apesar de ter perdido no último final de semana, é a equipe do Vasco. Tem um elenco bom e que nos últimos anos, apesar de não ter ganho nada, o time acabou acostumando com jogos decisivos e eu sim boto uma fé no Vasco, esse final de ano, brigando lá na ponta de cima da tabela. Mas quem realmente está mandando bem nesse começo de Campeonato Nacional é o estado de Minas Gerais. O time do Galo está embalado e conta com Ronaldinho Gaúcho tendo que mostrar que ainda tem muita bola para jogar depois do fiasco do Mengão. Já o time do Cruzeiro tem um técnico que já foi campeão do mundo com o Internacional e realmente, depois de algumas bagunças no time estrelado, parece que Celso Roth chegou e coloco ordem na casa, o que credencia o Cruzeiro a um dos candidatos ao título. Com os dois time de lá bem montados, no final de ano é grande a chance de muito pão de queijo e taça do Brasileiro pra comemorar.

