
Aperto de mãos
Utilizado como cumprimento e como forma de selar contratos verbais há mais de dois milênios, o gesto demonstra que a mão não tem nenhuma arma e é símbolo de boa vontade e confiança. A origem se refere à Idade Média, quando os cavaleiros ofereciam a mão direita em uma clara mensagem de que não pretendiam lutar. Em muitas comunidades árabes, acenar com a mão esquerda é uma grave ofensa, pois é considerada impuro.
Dois dedos em V
Este símbolo tão utilizado já teve vários significados com o passar dos anos. O significado mais conhecido, de "paz e amor". Acredita-se que através desse gesto muitos conflitos são evitados.
"Abençoar" espirros
Embora não seja bem um gesto, o costume de dizer "saúde" ou "Deus te abençõe" para alguém que espirra é muito antigo. Uma das histórias mais aceitas sobre isso é que, antigamente, na Europa, durante as crises da peste bubônica, acreditava-se que a alma da pessoa ficava desprotegida durante o espirro e, por isso, as pessoas abençoavam quem espirrava, para protegê-los. Em algumas culturas, como a alemã, a expressão usada depois de um espirro, "Geshundheit!", é um desejo de boa sorte e uma longa vida. No Japão, se alguém espirra de repente significa que tem alguém falando da pessoa.
Cruzar os dedos
Antigamente, o gesto de cruzar os dedos com a intenção de se obter boa sorte exigia duas pessoas: uma para fazer o pedido, e outra para apoiar o pedido. Os dois dedos cruzados simbolizavam unidade e força, e era utilizado também para espantar bruxas. Além desse significado, cruzar os dedos também é usado para anular uma promessa ou algo que você diz. Neste caso, os dedos cruzados deixam um espaço que a pessoa pretende usar como forma de explorar a falsa promessa.

