Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas devido a uma "intensa turbulência intensa" em um voo da Aerolíneas Argentinas de Miami a Buenos Aires nesta quinta-feira, 18, informou a empresa em comunicado.
A companhia aérea descreveu os ferimentos como "menores", mas oito pessoas chegaram a ser atendidas por serviços médicos após o pouso na Argentina. Foram registrados apenas cortes e contusões sem gravidade.
O avião transportava cerca de 190 passageiros. De acordo com a companhia aérea, o incidente no voo AR-1303 aconteceu durante a fase de “cruzeiro”, quando a aeronave cruzava a região da Amazônia.
A turbulência, que pode ocorrer quando duas massas de ar de temperatura ou velocidade diferentes colidem, pode gerar movimentos repentinos e forçados para uma aeronave, foi imediatamente comunicada pelo comandante responsável, disse a Aerolíneas Argentinas.
A empresa organizou sua equipe médica na chegada do voo para ajudar os passageiros que sofreram golpes ou contusões com alguns materiais que estavam dentro da cabine e se desprenderam.
A turbulência foi tão forte que alguns passageiros registraram em fotos e postaram nas redes sociais. Nas imagens, carrinho de bebidas e alimentos está derrubado, além de comida e bebida espalhadas pelo chão. Os compartimentos de bagagem acima dos assentos também se abriram e alguns objetos caíram nos passageiros.
Após o incidente, o voo prosseguiu normalmente e o avião pousou no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, onde passageiros e tripulação foram recebidos por uma equipe da companhia aérea e passaram por uma avaliação médica.
Em seu comunicado, a Aerolineas explica que turbulências ocorrem quando duas massas de ar de diferentes temperaturas ou velocidades colidem, o que pode produzir movimentos bruscos e intensos na aeronave, sem comprometer necessariamente a segurança do voo. Com informações do G1.