Os funcionários da prefeitura de West Palm Beach foram orientados na última terça-feira, 27, a compartilhar informações - incluindo o status de cidadania de uma pessoa - com agentes federais de imigração, de acordo com um memorando da prefeitura na última terça-feira, 27.
A medida segue em resposta à disputa legal da cidade com o governo federal sobre o repasse de informações de imigrantes às autoridades de imigração. West Palm Beach foi uma das 23 jurisdições apontadas pelo Departamento de Justiça no início deste ano em sua repressão às cidades e condados do “santuário”. A cidade respondeu com um processo pedindo a um juiz federal para manter suas políticas.
Em comunicado, o Departamento de Justiça elogiou o acordo como uma vitória em seus esforços para garantir que as cidades e municípios cooperem totalmente com os agentes federais de imigração.
“West Palm Beach está instruindo seus funcionários a cooperarem com o ICE [Immigration and Customs Enforcement] a fim de evitar uma perda nos tribunais”, disse a declaração do Departamento de Justiça.
Em resposta, a prefeita de West Palm Beach, Jeri Muoio, disse que isso não é verdade e que as políticas da cidade sempre estiveram em conformidade, o memorando apenas reiterou que a cidade iria compartilhar informações, se exigido e por lei.
“A resolução foi adotada para garantir que os moradores se sentissem à vontade em contatar a polícia e outros departamentos do governo da cidade”, disse.
Como parte do acordo, o governo federal considerou que a cidade estava em conformidade, o que significa que não arriscaria perder verbas federais. As cidades precisam mostrar que estão em conformidade com as leis de imigração para serem elegíveis para subsídios que pagam por tudo, desde coletes à prova de balas até horas extras de policiais, de acordo com o governo federal.
No ano passado, West Palm Beach adotou uma resolução de “cidade acolhedora” e instruiu os funcionários da cidade a não indagar sobre o status de imigração de uma pessoa ou compartilhá-la com outras pessoas, a menos que especificamente exigido por lei federal.
A prefeita disse que ainda considera West Palm Beach uma cidade acolhedora para os imigrantes. “Neste clima em que estamos, qualquer pessoa que não tenha status legal está preocupada”, disse. “Todos os dias vemos pessoas que são enviadas de volta para seus países, mas isso é feito pelo governo federal. Não é feito pelo governo da cidade”.
A porta-voz da Florida Immigrant Coalition, disse que a decisão da cidade mostra “como o Departamento de Justiça está intimidando os municípios de maneira horrível. Acolher resoluções como essa ajuda as pessoas a se sentirem seguras. Isso permite que as pessoas que trabalham para esses municípios saibam que precisamos tratar todos igualmente ”, ressaltou.
Outras cidades visadas pelo Departamento de Justiça são Nova York, Chicago e Los Angeles.