O deputado republicano filho de brasileiros, George Santos, está sob custódia das autoridades dos Estados Unidos, na manhã desta quarta-feira (10). Ele foi detido após o Departamento de Justiça revelar os detalhes das 13 acusações pelas quais promotores federais o indiciaram.
Santos, cujo padrão de mentiras e invenções pela carreira surpreendeu até políticos veteranos dos EUA, foi indiciado por 13 acusações, incluindo sete acusações de fraude eletrônica, três acusações de lavagem de dinheiro, uma acusação de roubo de fundos públicos e duas acusações de fazer declarações materialmente falsas à Câmara dos Deputados.
Ele foi levado sob custódia em Melville, em Long Island, onde o FBI está sediado, disse uma fonte policial à CNN. De lá, ele foi levado ao tribunal em Central Islip e deve comparecer ainda nesta quarta-feira ao tribunal federal do Distrito Leste de Nova York.
Os principais democratas, acompanhados por alguns republicanos de Nova York, pedem a renúncia de Santos por acusações que vão desde comportamento criminoso em sua campanha eleitoral até desonestidade pessoal mesquinha que remonta a mais de uma década.
O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, disse à CNN que analisará as acusações antes de determinar se acha que Santos deve perder seu mandato.
AcusaçõesFilho de imigrantes brasileiros, Santos é investigado também por mentir durante a campanha vitoriosa dele para deputado em 2022. As 13 investigações incluem: sete acusações de fraude eletrônica, três acusações de lavagem de dinheiro, uma acusação de roubo de fundos públicos e duas acusações por fazer declarações materialmente falsas à Câmara dos Representantes, como é chamada a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
O republicano virou alvo da imprensa e das autoridades por suspeita de construir uma rede de mentiras para ser eleito ao Parlamento. Além disso, os outros deputados também tentam descobrir se ele deu informações inverídicas para os protocolos exigidos pela própria Câmara e se o congressista violou leis federais relativas ao seu papel em uma empresa financeira.
Santos também é acusado de enganar um veterano de Nova Jersey em US $ 3.000 que ele arrecadou por meio de uma página do GoFundMe. Além disso, a origem dos recursos para o financiamento de sua campanha está sob suspeita.
Leia também
CASAMENTO DE GEORGE SANTOS COM BRASILEIRA É INVESTIGADO POR SUSPEITA DE VIOLAR LEI IMIGRATÓRIA DRAG QUEEN NO BR, MÃE NO ATAQUE EM NY, GOLPE EM GOFUNDME: POLÊMICAS DO DEPUTADO ELEITO GEORGE SANTOS